A Santa Casa da Misericórdia é uma instituição sem fins lucrativos, constituída sob a forma de Irmandade Religiosa, em 1885, registada na Irmandade das Misericórdias em 1982.

Esta instituição acolhe as seguintes respostas sociais: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), Creche, Jardim de Infância, Rede Local de Intervenção Social (RLIS), Unidade de Cuidados Continuados (UCC) e Equipa Local de Intervenção (ELI) , tendo, para todas elas, acordo de cooperação celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo.

A prática das Obras de Misericórdia continua a ser a razão de ser das Misericórdias nos nossos dias, que se concretiza em atividades nas áreas da ação social, da saúde, da educação, da promoção social das pessoas, em especial dos que mais precisam.

Até às últimas décadas séc. XX, o trabalho social das Misericórdias era feito por voluntários, mas entretanto, as Misericórdias cresceram, e o trabalho é feito por pessoas contratadas, que assumem o trabalho social como uma profissão.

Contudo, continuam a ser dirigidas por órgãos sociais constituídos por irmãos (sócios), da mesma forma, aliás, que as outras associações de solidariedade ou coletividades, e por isso não perderam o cunho voluntário, sem contrapartida de remuneração.

Fazer o bem, praticar as obras de misericórdia, deve ser também o lema dos trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura.

E é por isso, que os trabalhadores desta Santa Casa são desafiados a conjugar, na sua prática laboral, o profissionalismo com um sentimento de carinho e amor aos nossos utentes.